sexta-feira, 9 de abril de 2010

É Tudo Verdade !

      
                         

        Começa hoje a 15º edição do Festival de Documentários da América Latina, o É Tudo Verdade 2010.
      Em suas bodas de cristal o Festival vem recheado de filmes inéditos e com nomes de peso na grade da programação. Entre 8 e 18 de Abril, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, os apreciadores da sétima arte poderão conferir 71 documentários de curta, média e longa-metragem de 27 países, sendo 18 brasileiros inéditos.  


Filmes que competem na categoria "Longas Internacionais"

      O festival surgiu com a vontade do fundador Amir Labaki de reunir de uma vez só todos os documentários produzidos no Brasil e no mundo. No primeiro ano foram 40 documentários brasileiros inscritos, esse ano foram 450. Isso evidencia o crescimento da industria audiovisual no Brasil e, felizmente, um boom nas produções independentes.
      Ao meu ver, esse crescimento tem como alavanca a tecnologia, que está cada vez mais fácil e acessível. Antes, com a película e até mesmo com as primeiras fitas, quem tinha acesso ao equipamento cinematográfico era rico ou tinha um grande patrocinador por trás. Hoje com os preços mais em conta, o vídeo digital, a internet e até mesmo o tamanho e peso das câmeras, está muito mais fácil de realizar o famoso bordão "uma idéia na cabeça e uma câmera na mão". Muita gente critica essa acessibilidade, falando de banalização, "mais do mesmo", falta de arte e amor ao cinema... Eu acho que isso, como muitas coisas na vida, não é a ferramenta que tem a responsabilidade pelo o que está sendo produzido, o problema é de quem opera, dentro desse quadro e possível sair tanto coisas boas quanto ruins, nos cabe é filtrar.
     Fico muito feliz quando vejo essas mostras, festivais, ou qualquer evento que tenha como intenção juntar para apreciar e discutir qualquer tipo de arte, isso nos enriquece tanto... Sem falar na quebra da rotina, tão massacrada, ai sim, pelo mais do mesmo e que quase nos faz esquecer de cores, formas, pessoas, idéias, movimentos, expressões diferentes. Como minha amiga Juzão diz: " estou sempre na campanha contra a mediocridade"...
     Confesso que não estou tão por dentro dos filmes, deixo aqui o link com a programação completa do Festival, que aliás, está muito bem feito!
      
      Os filmes selecionados para melhor longa e média-metragem brasileiros são:

- "Arquitetos do poder", de Vicente Ferraz e Alessandra Aldé;
- "O Contestado – Restos mortais", de Sylvio Back;
- "Eu, o vinil e o resto do mundo", de Lila Rodrigues e Karina Ades;
- "Fora de campo", de Adirley Queirós
- "Manual prático de como ter sucesso na política brasileira", de Felipe Lacerda
- "Programa Casé – O que a gente não inventa, não existe", de Estevão Ciavatta
- "Terra deu, terra come", de Rodrigo Siqueira

     E os curta-metragem são:

- "Acontecências" - ALICE VILLELA, HIDALGO ROMERO
- "As Aventuras de Paulo Bruscky" - GABRIEL MASCARO
- "Bar da Estação" - LEO AYRES
- "Bernnô" - PEDRO GORSKI
- "Karl Max Way" - FLAVIA GUERRA, MAURÍCIO OSAKI
- "Mãos de Outubro" - VITOR SOUZA LIMA
- "Querida Mãe" - PATRICIA CORNILS
- "Se Meu Pai Fosse de Pedra" - MARIA CAMARGO
- "Xetá" - FERNANDO SEVERO

       O Rio está cheio de motivos para você sair de casa e aproveitar o final de semana!! Claro, é só não chover...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário