segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres & Cinema - 1


         Hoje é Dia Internacional da Mulher. Eu não gosto muito desse papo de dia disso, dia daquilo, acho que todo dia é dia para valorizar quem temos ao lado, mas vou aproveitar esse barco e começar uma série de postagens que a tempos estou para escrever: a mulher e o cinema.
        Para começar, nada mais feminino e, até mesmo clichê, que o cinema de Almodóvar.
        Almodóvar e suas mulheres são dois elementos únicos no cinema. Forte, intenso e bastante fiel a muitos desejos e comportamentos femininos, o diretor espanhol sabe como dirigir suas atrizes principais.
        Falar dele, é falar de poucos homens que conseguem falar sobre a mulher "parecendo" ser uma, devido sua sensibilidade em captar a essência daquelas que muitas vezes são chamadas de "complicadas", mas na verdade carregam o mundo em seus corações.
        Outra pessoa que penso ter esse tipo de "magia" é Chico Buarque. Acho que é por isso que ao final de seu show no Canecão vi centenas de mulheres, completamente embriagadas de admiração e voltando aos tempos de adolescência ao se debruçarem no palco a chorar e berrar por um cara baixinho, narigudo e bem coroa. Tenho certeza que muitos maridos que estavam ali e ficaram sozinhos no camarote fizeram a pergunta: "o que esse cara tem??" Nem ouso responder...
        Um dos mais famosos filmes de Almodóvar é "Volver"(2006), filme que conta com a lindíssima Penélope Cruz como Raimunda. Os dois fazem uma parceria excepcional, onde a mulher forte, guerreira, mãe, bela, cansada mas nunca derrotada, se entrega ao mundo por alguns minutos, em forma de canto, mostrando tudo aquilo que está lá dentro, na alma, na dor e na delícia de ser quem ela é.
        Abaixo o trecho mais intenso de "Volver", quando Raimunda finalmente consegue montar seu reustaurante e começa a construir novamente sua vida, lembra da canção que sua mãe cantava-lhe quando era pequena para dormir. Nessa hora, ela volta a ser uma menina, la niña de tu ojos...




 ----------------------------------------------------

08/10/2010

         Infelizmente a produtora de Almodóvar e seu irmão, a Deseo, retirou a parte do filme que me referi anteriormente. É uma pena, é uma bela cena, que o mundo todo deveria ver, mas por um lado pode ser bom, aguça a quem se interessa a alugar o filme e curtir todo o longa.
          Fica então a foto desse momento, quando Raimunda, canta...


Um comentário:

  1. Ei! Você esqueceu de mencionar FALE COM ELA, também do Almodovar. Nunca me senti tão mulher com aquele filme!
    Adorei o blog! Bjos

    ResponderExcluir